Professores indicam possíveis temas da redação do ENEM 2019

Professores indicam possíveis temas da redação do ENEM 2019

Falta um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019), prova que deve contar com a participação direta de 5 milhões de brasileiros. Todos eles sonham em entrar no ensino superior, seja por universidades públicas, privadas ou mesmo no exterior. Para ajudar, alguns professores indicam possíveis temas da redação do ENEM 2019.

Como é a prova do ENEM?

Para quem não sabe, a prova do ENEM é composta de 4 cadernos com 45 questões cada, envolvendo diversas áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática (álgebra, geometria etc)
  • Redação

Estude redação com exemplos que tiraram nota mil no ENEM

Aplicado em dois dias, o ENEM pode representar uma mudança na vida daqueles que conseguem uma boa pontuação, já que abre diversas portas para o ensino superior.

Como estudar para a redação do ENEM?

A primeira recomendação dos professores é que os estudantes façam vários simulados. É importante para entrar no clima da prova, se familiarizar com o tipo de assunto tratado e também para eles se organizarem de acordo com o tempo disponível. Desta forma, sobrará tempo para se dedicar a redação.

“Essas listas, na verdade, são recomendações de leitura. O aluno pode buscar informações e reflexões. É preciso ter consciência de que a redação é um exercício multidisciplinar, e aí descobrir em quais áreas ainda precisa se aprofundar”, afirmou Sérgio de Lima Paganim, professor de Redação do Anglo Vestibulares, em entrevista ao G1.

No ENEM, o candidato precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema estabelecido. Ele deverá apresentar uma solução para o problema apresentado e sustentar essa posição com referências externas. Diante da dificuldade, os professores argumentam que a melhor forma de conseguir uma boa nota na redação do ENEM é treinando com os temas antigos.

Possíveis temas da redação do Enem em 2019

Meio ambiente – Preservação, exploração e tragédias
Saúde pública – Epidemias, gravidez na adolescência, DSTs
Segurança pública – Violência urbana, posse e porte de armas, crise nas penitenciárias
Controle parental – Violência em jogos e TV, crianças na internet
Obesidade no Brasil – Políticas públicas, obesidade infantil e crescimento da obesidade na população adulta
Mobilidade urbana – Meios de transporte, problemas no sistema viário
Evasão escolar – Abandono dos estudos no ensino fundamental, desigualdade social, analfabetismo
Crise hídrica – Poluição, esgoto e causas e consequências da crise hídrica
Consumo e sustentabilidade – Desperdício e consumismo
Bullying nas escolas – Violência, agressões e ameaças nas escolas
Preconceito linguístico – Diversidade linguística do Brasil e as variações do idioma

Independente do tema apresentado, o candidato precisará avaliar o assunto, elaborar uma abordagem, sustentar a argumentação e apresentar uma conclusão com proposta de intervenção.

“Os alunos ficam muito preocupados em conseguir adivinhar o tema. Só que não dá para esquecer que o formato é essencial para tirar uma boa nota”, revelou Tatiana Nunes, professora do Colégio Moppi.

Você vai prestar o ENEM 2019? Já decidiu para qual curso que vai competir por uma vaga no ano que vem? Conte para nós, estamos curiosos.

Aqui no ÁudioBR apresentamos uma lista melhores cursos em importantes faculdades. Se tiver um tempo, aproveite para ler:

Se você não souber a data do ENEM 2019, veja aqui tudo direitinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *