redação dissertativa argumentativa

O que é redação dissertativa argumentativa?

Este é o tipo de texto que é exigido dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas nem todos sabem como produzi-lo. Por isso, o nosso objetivo é explicar em detalhes o que é redação dissertativa argumentativa.

Uma redação dissertativa argumentativa é um texto em que se discorre sobre um determinado tema e se toma uma posição sobre um assunto. Em um conteúdo deste tipo, o autor tenta persuadir os leitores a compreender e apoiar seu ponto de vista sobre um tópico, expondo seu raciocínio e fornecendo evidências para apoiá-lo.

Produzir este tipo de redação é uma tarefa comum para alunos do ensino médio e universitários. Além disso, provas para admissão em instituições de ensino superior (vestibulares), geralmente contém este formato de texto para avaliação.

Geralmente, os tópicos são sobre temas da atualidade, relacionados à sociedade, ciência, tecnologia e política.

Como fazer uma redação dissertativa argumentativa?

Este tipo de redação tem uma estrutura muito bem definida e deve contar com referências para sustentar o ponto de vista do autor.

As redações dissertativas argumentativas devem ter uma estrutura direta e objetiva para que sejam fáceis de ser compreendidas pelos leitores.

O objetivo deste texto é delinear claramente um ponto de vista, estabelecendo uma linha de raciocínio, trazendo evidências que corroboram para este raciocínio.

Geralmente, a redação dissertativa argumentativa segue a estrutura abaixo, com possíveis alterações.

Veja também: SC terá retorno das aulas iniciado pelo 3º ano do ensino médio Notícia de Balneário Camboriú

Estrutura da redação dissertativa argumentativa
Estrutura da redação dissertativa argumentativa

Introdução da redação dissertativa argumentativa

Esta parte do texto deve ser usada para delinear o tópico, fornecer informações básicas necessárias para entender o argumento, mostrar evidências que serão expostas e apontar a declaração de tese, que é um resumo conciso do principal ponto de discussão.

Vale a pena gastar algum tempo elaborando uma forte declaração de tese, uma vez que ela permite ao leitor saber bem sobre o que será a redação dissertativa argumentativa.

Existem algumas formas de elaborar a introdução: 

  • Formato de pergunta / resposta – Transforma o tópico em uma pergunta e, em seguida, responde a essa pergunta. É possível também que a questão seja o título da redação dissertativa argumentativa e a introdução responda à pergunta na primeira linha.
  • Refutando objeções – Outra forma de elaborar uma declaração de tese é expor um lado do argumento e apresentar uma refutação. 
  • Roteiro – Uma outra maneira de fazer uma introdução forte da redação é elaborar um “roteiro” em que apresenta apenas algumas palavras os três ou mais pontos principais que você irá cobrir. Desta forma se descreve completamente o que o texto irá discutir.

Veja aqui exemplos de redação nota 1.000 no ENEM

Corpo da redação dissertativa argumentativa

Esse modelo de texto compreende cerca de três ou mais parágrafos que explicam as razões pelas quais se apoia uma tese. Cada parágrafo do corpo da redação dissertativa argumentativa deve abranger uma ideia ou evidência diferente e conter uma frase de tópico que explica de forma clara e concisa por que o leitor deve concordar com a posição defendida.

Os parágrafos do corpo contêm exemplos, pesquisas, estatísticas, estudos e citações de texto que colaboram com a argumentação defendida. 

Aborda-se pontos de vista opostos e refuta-se ou explica-se a razão de uma discordância. É necessário apresentar fatos e considerar um tópico de todos os ângulos para adicionar credibilidade e ganhar a confiança do leitor.

Conclusão da redação dissertativa argumentativa

Esta parte final do texto deve ser feita em um único parágrafo que reafirma a tese e resume todos os argumentos apresentados em toda a dissertação. 

Em vez de introduzir novos fatos ou mais argumentos, a conclusão amarra toda a peça. Pense em uma “visão geral”.

Se você está defendendo, por exemplo, mudanças na educação: quais são as implicações de adotar (ou não) suas ideias? Como elas afetarão o leitor (ou um país, a sociedade em geral, um determinado grupo etc.)

É possível apresentar hipóteses, mostrar o que acontecerá se as ideias defendidas em sua redação dissertativa argumentativa forem adotadas. Pode-se usar exemplos da vida real.

Na conclusão da redação dissertativa argumentativa é também adicionado um apelo à ação que inspira o leitor a concordar com o argumento principal. Para isso o autor pode apelar para as emoções, caráter e lógica do leitor, direcionando-o para o que ele deve pensar, fazer, sentir ou acreditar.

Questões importantes para elaborar uma redação dissertativa argumentativa

Já comentei que este tipo de redação segue um formato bem definido, é importante dizer que a sua elaboração deve expor uma posição sobre uma questão e fornecem várias razões, apoiadas por evidências, para concordar com essa posição.

Para que isto seja feito, é necessário levar em conta algumas questões que podem ser respondidas nesse tipo de texto.

A seguir, mostramos uma lista de exemplos destas perguntas:

  • A situação/afirmação é verdadeira?
  • O que causou/ qual a origem da situação apresentada? E quais são os efeitos?
  • O quão importante é este tema?
  • O que deve ser feito sobre isso?
  • Quais controvérsias estão envolvidas nesse problema?
  • Quais são os diferentes lados do debate deste assunto?
  • Que objeções seus leitores terão? 
  • Que outras posições as pessoas assumem sobre este assunto? Qual é o seu motivo para rejeitar essas posições?

Anote todas as características que você ainda não sabia sobre a elaboração de uma redação dissertativa argumentativa e pegue os temas recentes cobrados na Fuvest e no ENEM agora treinar algumas composições.

Depois de fazer esse exercício proposto acima, volte aqui e veja se o texto criado responde as questões que apresentamos. Se a resposta for satisfatória, as chances de boas notas são grandes.

Aqui nos esforçamos em apresentar a você o que é uma redação dissertativa argumentativa e como elaborar uma. Qual é a sua principal dificuldade ao elaborar este tipo de texto? Deixe o seu comentário.

Depois de entender o que é uma redação dissertativa argumentativa, aproveite e leia também:

Quais são as melhores faculdades de arquitetura do Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *