Quando sai o gabarito do Enem 2019?

Quando sai o gabarito do Enem 2019?

Ao sair da sala de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2019, cada um dos milhares de brasileiros vai ficar ansioso para saber se o desempenho foi bom ou não. Uma forma de aliviar a angústia é saber quando sai o gabarito do Enem 2019.

Conseguir uma boa nota na prova do Enem pode mudar a vida do participante. Um bom desempenho permite disputar uma vaga no ensino superior público no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em instituições particulares no Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Quando sai o gabarito do Enem 2019?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), o gabarito oficial do Enem 2019 divulgou a informação em 13 de novembro.

As provas do Enem 2019 foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro e tiveram mais de 5 milhões de inscrições.

Os participantes podem acessar os gabaritos do Enem 2019 pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do exame. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito do Enem relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. Isso ajudará o participante a ter uma noção sobre o seu desempenho, mas ele ainda não terá informações sobre a nota final e sobre a correção da redação.

Quando sai o resultado do Enem 2019?

Depois de divulgar o gabarito oficial do Enem, os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) ainda seguirão com as correções das redações. Além disso, para quem não sabe, o Inep usa o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não atribui um valor fixo para cada questão.

O poder de cada resposta correta ou errada no Enem é mudado de acordo com o grau de dificuldade da questão e também com as pessoas que acertam tais perguntas. Existem assuntos classificados como fáceis e outros como difíceis e cada um recebe um peso diferente na nota final.

Saiba como funciona o sistema de correção do Enem

Chutar apenas em último caso e só nas questões difíceis e resolver primeiro as perguntas fáceis das provas. Essas são algumas dicas de especialistas para melhorar o desempenho no Enem.

Para ir bem na prova, é preciso conhecer o sistema de correção do exame. No Enem, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e, também, de acordo com o desempenho de cada estudante na própria prova.

O método TRI leva em consideração três aspectos:

  • conhecimento do candidato;
  • nível de dificuldade da questão
  • aleatoriedade (chute)

Se a questão tiver um grande número de acertos entre os candidatos, ela será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Por outro lado, o estudante que acertar um item com alto índice de erros, poderá ganhar mais pontos por ele.

O sistema de correção do Enem permite ainda detectar chutes, pois avalia o comportamento de cada candidato na prova. A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior.

No Enem é muito comum dois participantes acertarem o mesmo número de itens ao analisar o gabarito da prova, mas terem médias finais diferentes.

Na TRI é importante, portanto, que o estudante resolva as questões fáceis, pois, parecerá ao sistema que ele está chutando se acertar apenas perguntas difíceis.

“Se errar as fáceis e acertar as difíceis, a nota é menor”, diz o diretor pedagógico do Curso Anglo, de São Paulo, Renan Miranda.

Uma dica, segundo ele, é ler com atenção os enunciados da prova. “No tipo de prova do Enem, mesmo não sabendo a resposta, uma boa leitura do enunciado e das alternativas, no mínimo, vai ajudar a eliminar umas duas opções, e a chance de acerto será maior. Mesmo o chute, precisa de raciocínio”, afirma.

A TRI é usada na correção de todos os cadernos de provas, com exceção da redação. Ao todo, os estudantes respondem 180 questões de múltipla no Enem.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados também na Página do Participante e no aplicativo do Enem em janeiro de 2020.

Depois de entender quando sai o gabarito do Enem 2019, aprenda aqui como recuperar a senha do exame e também ver alguns exemplos de redações nota mil.

Esse material que explica quando sai o gabarito do Enem 2019 e também como é o sistema que define a nota final na prova foi produzido com base em informações da Agência Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *