O que não pode levar para o ENEM?

O que não levar para o enem

Inscrição realizada e dia do exame chegando, mais de 5 milhões de brasileiros participam de cada edição da prova almejando aquela vaga no curso ou faculdade sonhada. Com tanta coisa para estudar ou revisar, você ainda tem que ficar atento com o que não pode levar para o ENEM para evitar transtornos ou até a desclassificação.

O cronograma do ENEM prevê as inscrições sempre acontecendo em abril, os cartões de confirmação chegam em outubro e as provas são aplicadas em novembro. Esse ano, será nos dias 03 e 10, dois primeiros domingos.

Contudo, antes do dia do exame é preciso ficar atento há alguns passos importantes para fazer uma prova tranquila e não ter nenhuma surpresa desagradável já no local de aplicação do ENEM.

Primeiro, vai aqui uma dica básica. As provas do ENEM serão aplicadas a partir das 13h, no horário de Brasília. Ou seja, nesta hora os portões serão fechados e você não quer aparecer no noticiário como um dos candidatos que ficou de fora, certo?

Para evitar que isso aconteça, programe-se para chegar ao local da prova no máximo às 12h30, eliminando qualquer problema maior.

O primeiro dia de prova do ENEM tem duração de 5h30 e 5h no segundo. Cuidado, fique atento a lista do que não pode levar para o ENEM e também não se atrase!!

O que não levar para o ENEM
O que não levar para o ENEM

Qual é o conteúdo exigido no ENEM?

As provas do ENEM são amplas e cobram conteúdos de todas as matérias ensinadas ao longo do ensino médio. Você precisa revisar os assuntos de língua portuguesa, matemática, física, química, geografia, biologia, história, artes, filosofia, sociologia e ainda ficar atento aos acontecimentos do cotidiano, já que muitas questões tratam de fatos da atualidade.

Os candidatos vão responder no primeiro domingo questões relativas a linguagens e códigos; ciências humanas e terão que elaborar uma redação dissertativa.

No segundo dia de prova do ENEM os candidatos vão responder perguntas sobre ciências da natureza e matemática.

Aproveite o tempo de preparo para revisar o máximo de contéudo, fazer simulados e ainda assistir a vídeos sobre os temas mais cobrados no ENEM.

O que não pode levar para o ENEM?

Depois de detalhar as principais datas e conteúdo exigido na prova, chegou a hora dos preparativos para o exame. É importante saber o que não pode levar para o ENEM para que não tenha nenhum transtorno ou corra risco de eliminação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, alerta para que o candidato fique atento às normas para não ser eliminado do ENEM. Por isso, cuidado! Você não quer perder um ano de estudos por um simples deslize, certo?

Por mais que seja desconfortável, algumas regras são importantes para a segurança de todos e para evitar fraudes no processo de avaliação.

Dedicar um tempo para se organizar e separar o que levar ou não levar para o ENEM é de vital relevância. Desta forma você vai otimizar a sua entrada na sala de provas, deixando o mais tranquilo e seguro. Isso vai fazer bastante diferença!

Evite levar para o ENEM
Evite levar para o ENEM

Itens proibidos no ENEM

De acordo com o edital do ENEM, o candidato deve evitar a todo custo levar para os locais de prova:

  • borracha
  • caneta de material não transparente
  • corretivo
  • dispositivos eletrônicos, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes
  • fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e ou mensagens
  • impressos e anotações
  • lápis
  • lapiseira
  • chave com alarme
  • régua
  • acessórios: óculos escuros, chapéu, boné, tiaras, gorros e demais produtos próprios para usar na cabeça
  • livros e manuais

Sem armas na prova

Vale lembrar, mesmo que pareça óbvio, que o porte de armas de qualquer espécie, independente de documento de porte, é expressamente proíbido. Além de não fazer sentido algum, isso pode colocar em risco a vida dos demais participantes.

Se você está lendo aqui este artigo sobre o que não pode levar para o ENEM, mas por alguma razão tem alguma situação excepcional, consulte o Inep e o MEC com antecedência para evitar qualquer transtorno na hora da prova 🙂

Respeito às religiões

Já falamos acima que bonés, chapéu, touca e outros adereços que possam cobrir a cabeça do candidato são proibidos e não pode levar para o ENEM. Contudo, caso a religião do participante determine o uso de alguma vestimenta como são os casos de burcas ou quipás, por exemplo, elas serão permitidas após a vistoria do fiscal examinador.

O que não levar para comer no ENEM?

Os lanches são permitidos, porém os itens industrializados, como chocolates, salgadinhos, biscoitos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Não leve também produtos gordurosos, que podem sujar suas mãos, manchar seu caderno de prova e causar outros problemas durante o ENEM.

Evite também qualquer comida pesada nos dias que antecedem o exame, o mesmo vale para o dia da prova. Consuma alimentos leves, você não quer perder o seu precioso tempo com idas ao banheiro durante ENEM.

Como é aplicado o ENEM?

Se você nunca participou do ENEM antes, vamos explicar um pouco sobre os procedimentos que antecedem a realização da prova e também aqueles que ocorrem durante a aplicação das provas.

Se você já fez alguma das edições anteriores, fique tranquilo, pois os procedimentos não mudaram. Apenas fique atento aos itens que não pode levar para o ENEM. Combinado?!

Antes de entrar na sala de prova, os participantes receberão um envelope porta-objetos para guardar telefone e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Outros objetos desnecessários durante a prova também poderão ser guardados neste envelope

Segundo o Inep, o envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas e só pode ser aberto após a saída definitiva do local da prova

O participante deverá então conferir seus dados no cartão-resposta e folha de redação, assim como também na coleta do dado biométrico antes de iniciar a prova.

Qualquer dado divergente deverá ser comunicado ao fiscal

Fique atento, carteiras de identidade digitais não são ACEITAS no ENEM. Lembre-se que um dos itens que não pode levar para o ENEM é o celular e outros equipamentos eletrônicos. Ou seja, você precisará se identificar com algum documento físico em até três vezes durante o processo de aplicação da prova.

Mesmo que falte muitos ou poucos dias para o exame no momento em que você estiver lendo este texto sobre o que não pode levar para o ENEM, tente equilibrar o seu tempo entre estudos, revisões, simulados e descanso. Estes quatro passos são importantes para o sucesso na prova.

Aqui apresentamos uma lista do que não levar para o ENEM, fique atento. Muitas pessoas usam diversos meios de transporte para chegar aos locais de provas e, se esse é o seu caso, evite perder tempo carregando itens desnecessários.

Mantenha o foco, assim você vai conseguir o seu objetivo que é uma boa nota na prova do ENEM, resultado que abrirá portas para diversas oportunidades.

Se você acha que essa lista do que não pode levar para o ENEM é útil para algum colega ou conhecido, compartilhe agora com ele 🙂

Aproveite também para ler outros textos que já produzimos aqui, como são os casos do que levar para comer no vestibular e a lista dos melhores cursos técnicos.

Algumas dúvidas que são bem comuns dos alunos e as devidas respostas:

Pode levar celular no ENEM?

Levar você até pode, mas desde a entrada no local de prova ele deve ser mantido desligado. Só pode ser religado após a saída da escola. Ou seja, não faz muito sentido levar celular no ENEM.

Pode levar boné no ENEM?

Não pode e deverá ser retirado da cabeça durante o período de prova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *