O que levar para comer no vestibular?

O que levar para comer no vestibular? Castanha do Pará

Muita gente estuda por meses para passar em um concorrido processo seletivo, mas na hora do exame não se alimentou direito e acaba prejudicado. Nossa intenção aqui hoje é dar algumas dicas do que levar para comer no vestibular e ter muita energia para alcançar uma boa nota.

O que levar para comer no vestibular? Castanha do Pará
O que levar para comer no vestibular? Castanha do Pará

Vamos revelar alguns segredos e dicas práticas para turbinar o seu cérebro e enfrentar sem grandes sacrifícios o tão temido vestibular.

Há provas que são verdadeiras maratonas e testes de resistência física e emocional, inclusive considerando as jornadas de longas horas de duração.

Muitas vezes o estudante encara várias provas ao longo da semana, em diferentes faculdades e cidades, em busca de novos horizontes, portanto entender o que levar para comer no vestibular deve ser algo primordial. Não só no dia da prova, mas nos dias que antecedem.

É importante saber que além de estudar e se preparar sobre o conteúdo a ser avaliado, alguns alimentos podem potencializar o seu rendimento.

Além disso, é essencial que você cuide bem do seu corpo, reserve pelo menos 8 horas de sono diárias, alimente-se bem, beba água e, na medida do possível, se exercite.

Agora, você veio aqui porque quer saber o que levar para comer no vestibular, certo? Então vem com a gente! 

Não invente ao escolher o que levar para comer no vestibular!

Jamais vá para a prova com o estômago vazio, pois os prejuízos do jejum prolongado são muitos, como hipoglicemia, tontura, queda de pressão arterial, atividade mental comprometida, dificuldade de concentração, ansiedade, irritação, dores de cabeça e mesmo desmaio.

Se não for possível realizar uma refeição tradicional, faça um lanche reforçado com alimentos nos quais você saiba a procedência e que já tenha costume de comer. Não é hora de se aventurar em conhecer aquela lanchonete nova que inaugurou no bairro.

Os alimentos crus também não são recomendados, nem sanduíches que contenham maionese e condimentos caseiros, devido o alto risco de contaminação e, consequente, intoxicação alimentar.

É importante você saber que, ao procurar saber o que levar para comer no vestibular, esse não será um dia para experimentar novos alimentos e novas combinações. Não há chances para erros desta natureza e você pode não ter tempo para remediar uma situação inadequada.

Não é exagero, imagine sofrer com uma forte enxaqueca ou com uma dor de barriga daquelas na hora da prova?

O que levar para comer no vestibular? Castanha de Caju
O que levar para comer no vestibular? Castanha de Caju

O que levar para comer no vestibular?

Da mesma forma que alguns alimentos podem ser grandes vilões nos momentos mais decisivos da sua vida, existem aqueles que podem ser os grandes aliados.

Sugiro que leve na sua bolsa ou na mochila algumas frutas frescas, de preferência de baixo índice glicêmico, como banana, ameixa, maçã, morango, pêssego, goiaba e pera. Elas são práticas, fáceis de transportar e exigem apenas uma higienização prévia

Além de possuírem alto teor de fibras, as frutas vermelhas e cítricas são antioxidantes, renovadoras das células, incluindo as cerebrais. As fibras são responsáveis pela sensação de saciedade prolongada, evitando aquela fome intensa que pode surgir no meio da prova e tirar sua atenção.

A banana, por sua vez, é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é um neurotransmissor com inúmeras funções, como reguladora do sono, do humor e auxiliar na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental. Fique atento!

A atividade intelectual requer do seu corpo muita energia e uma boa alimentação é um fator preponderante nesse processo. Alguns lanchinhos que sejam fonte de carboidratos poderão te dar uma ajudinha extra. Biscoitos e cookies integrais, bolachas de arroz, chips assados de batata-doce, abobrinha, berinjela e inhame, por exemplo são fontes desse macronutriente, fornecendo energia para funções básicas do corpo humano.

Outra coisa que você pode levar para comer no vestibular é o chocolate amargo (70%), já que se consumido moderadamente, ele ajuda a emagrecer e é fonte de antioxidantes que, além de retardarem o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração.

O que levar para comer no vestibular? Chocolate
O que levar para comer no vestibular? Chocolate

É indicado que o chocolate tenha alta concentração de cacau, pois alimentos muito doces dão sono e diminuem a concentração, tenha cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.

Os flavonoides, antioxidantes presentes naturalmente no chocolate, aumentam o fluxo sanguíneo para uma região do cérebro que promove a memória. Além disso, o consumo desse antioxidante ajuda a melhorar funções cognitivas, como o raciocínio. Olha só que genial!

Planeje a quantidade de alimentos que pretende levar para comer no vestibular de acordo com o tempo de duração da prova. Mesmo que considere que não sentirá fome, não arrisque e leve, mesmo que poucos itens. Apesar do cérebro representar apenas 2% do nosso peso corporal, o funcionamento dele pode consumir, em média, 10 calorias por hora.

Não seria uma boa ideia sentir fome em uma hora tão importante, não é mesmo?

Foque na praticidade!

Na hora de escolher o que levar para comer no vestibular, seja prático, mas não abra mão da qualidade. Acrescente no seu lanche um mix de castanhas e frutas secas (damasco, coco, figo, tomate, passas, tâmara, ameixa). Esse tipo de alimento é como cápsulas cheias de nutrientes concentrados e pode ser o seu aperitivo, auxiliando no combate a ansiedade.

Além de serem muito saborosos, esses alimentos apresentados acima trazem inúmeros benefícios para a saúde.

O destaque especial vai para as oleaginosas, além de serem fontes de ácidos graxos, de fósforo e de antioxidantes, elas fornecem proteína vegetal e gorduras insaturadas, atuando na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides.

As oleaginosas também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade, além de melhorarem a memória e a produção de energia para o corpo.

Aqui uma lista de algumas oleaginosas que você pode levar para comer no vestibular:

  • Castanha do Pará
  • Noz
  • Pistache
  • Castanha de Caju
  • Castanha de Baru
  • Avelã
  • Amêndoa
  • Macadâmia
  • Amendoim
  • Avelã
  • Noz Pecã

Considerando alguma possível dificuldade de acesso na aquisição dessas oleaginosas, as barrinhas de castanhas surgem como uma alternativa viável e prontas para resolver o seu problema do que levar para comer no vestibular.

Cada vez mais populares no país, as barrinhas de castanhas possuem baixa densidade calórica e baixo índice glicêmico, podendo perfeitamente substituir as de cereais cheias de açúcares, estas últimas normalmente vendidas nos supermercados, lanchonetes e farmácias.

Hidratação com moderação

Para não sentir sede, o mais indicado é que o candidato leve sua garrafinha de água para o local da prova do vestibular. O volume de 500ml é suficiente, afinal beber muita água pode levá-lo ao banheiro com muita frequência, causando grande transtorno e interrupções na resolução do exame. Prefira água sem gás, para evitar desconfortos e flatulências.

A água de coco é uma boa opção, já que ela é uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para quem for prestar o vestibular no verão.

Se for possível preparar e armazenar um suco, recorra a opção natural de laranja. Por ser fonte de vitamina C, essa fruta costuma fazer parte do café da manhã de várias pessoas, no entanto, talvez o que a maioria desconheça é que esta vitamina reduz o cortisol, o hormônio do estresse. 

Para que o efeito seja mais intenso, opte pelo suco “in natura”, sem açúcar. Sensacional, não é mesmo?

O que levar para comer no vestibular? Suco de laranja
O que levar para comer no vestibular? Suco de laranja

Mas, se você preferir algo diferente, aposte no chá verde. Ele é uma boa fonte de cafeína, substância considerada termogênica, que acelera o metabolismo, aumenta o gasto energético e a queima de gordura corporal, melhorando a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem-estar, pois possui um aminoácido que, quando liberado em no corpo, aumenta a produção de dopamina e serotonina. 

O que evitar levar para comer no vestibular?

Não se esqueça que os alimentos industrializados e processados como biscoitos, aperitivos, salgadinhos e guloseimas, embora possam ser um símbolo de praticidade e conveniência, não são nada benéficos ao estudante na hora de um teste de conhecimento.

Eles, que em nada somam ao organismo, pela falta de vitaminas e nutrientes, são pobres em fibras, além de conter, em sua grande maioria, um alto índice calórico, açúcares e sódio. 

O sódio, por sua vez, é um conservante muito utilizado nos alimentos processados e, causa muita sede, além de que em alguns casos pode causar o aumento da pressão arterial. Outro item que você não pode levar para comer no vestibular, aliás, para beber, é o refrigerante e sucos de caixinha. Inclusive, evite consumi-los antes e no dia anterior ao exame.

Outra dica valiosa é desconsiderar as balas e chicletes, itens que a maioria dos candidatos colocam em na lista do que levar para comer no vestibular. É sério!

Mesmo que “bem intencionados” para o alívio do stress, da tensão e do nervosismo, esses itens não são indicados para levar para o vestibular, porque podem causar sono e baixa concentração. Um processo que os especialistas chamam de hipoglicemia reativa.

É bom também você preciso fugir dos lanches muito salgados, com excesso de sódio. Eles causam muita sede e várias idas ao banheiro, fazendo com que perca a concentração e até atrapalhe os demais candidatos.

Sobre os alimentos, não se esqueça

Nada de exagerar nos estimulantes e bebidas energéticas para passar a noite estudando na semana anterior ao vestibular. 

A cafeína normalmente não é a única substância energética presente nesse tipo de bebida, muitos destes produtos contêm guaraná, açaí, taurina, ginseng, carnitina, creatina, inositol, ginkgo biloba e outros ingredientes com efeito estimulante.

O consumo em excesso pode trazer muitos prejuízos à saúde. Inclusive, aqueles que querem aproveitar a última noite antes da prova para intensificar os estudos, não podem prever possíveis efeitos negativos/ colaterais. Aproveite os dois últimos dias para descansar ao máximo.

O sono é fundamental, especialmente nos dias que antecedem a prova, já que auxilia na memorização de todo o conhecimento acumulado ao longo do dia. Afinal, tão importante quanto compreender, é guardar tudo na nossa memória e conseguir acessar, posteriormente.

Desta forma, dê uma pausa, relaxe e durma pelo menos 8 horas diárias. Seu cérebro precisa desse intervalo para processar e armazenar todo o conteúdo novo que foi adquirido nas últimas horas.

Cuidado com as embalagens

Ao pesquisar sobre o que levar para comer no vestibular, fique atento ao edital do exame que for prestar. Muitas faculdades e universidades costumam ter regras específicas quanto ao recipiente de armazenamento da água, devendo, por vezes, ser colocado em embalagem transparente e sem rótulo.

Os lanches (bolachas, cookies, biscoitos, petiscos), por sua vez, também costumam ser exigidos que estejam em embalagens plásticas transparentes a fim de evitar fraudes. Você pode optar por levá-los em um pote de fácil manuseio.

Evite também levar para comer no vestibular algum alimento com cheiro forte, isso poderia causar um transtorno desnecessário na sala de aplicação.

Use e abuse do bom senso sempre 🙂

Busque ser discreto, sem fazer muito barulho e sujeira ao lanchar e abrir as embalagens durante a prova para não causar incômodo aos demais candidatos, assim, como não gostaria de ser distraído.

Além disso, é importante que você saiba que comportamentos inadequados podem acarretar em advertência ou mesmo exclusão do local de prova por parte dos fiscais que monitoram a realização do vestibular.

E aí, já fez a sua listinha do que levar para comer no vestibular para chegar preparado para conquistar uma boa nota? Conte para nós, estamos curiosos!

Sempre estamos produzindo conteúdos interessantes para ajudar candidatos na escolha da profissão ou da universidade para estudar. Por exemplo, depois de ler o que levar para comer no vestibular, que tal descobrir quais são os melhores cursos da Unicamp.

Temos também uma lista dos melhores cursos técnicos para 2020. Confira!

Se você gostou deste texto com dicas do que levar para comer no vestibular e acha que ele é interessante para outras pessoas, aproveite para compartilhá-lo agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *