Lista de leitura para UFRGS 2020

Publicado por Educação em

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou, com novidades, os livros obrigatórios para a prova de literatura do seu próximo vestibular. Com a inclusão de 4 novas obras, confira abaixo a lista de leituras para UFRGS 2020.

Em comparação com os livros exigidos no vestibular 2019 da UFRGS, foram incluídas as seguintes obras: Bagagem, de Adélia Prado, o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, e Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva.

As novidades para o próximo vestibular da UFRGS não param apenas nas leituras obrigatórias. Pela primeira vez, as provas serão aplicadas em dois fins de semanas consecutivos.

Quando será o vestibular URFGS 2020?

A organização do vestibular já antecipou as datas das provas. Elas vão acontecer no final de novembro e começo de dezembro:

  • 23 e 24 de novembro
  • 30 de novembro e 1º de dezembro

12 leituras para UFRGS 2020

  • Bagagem, de Adélia Prado
  • São Bernardo, de Graciliano Ramos
  • As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
  • Feliz Ano velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva
  • Papéis Avulsos, de Machado de Assis
  • Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
  • Hamlet, de William Shakespeare
  • A Máquina de Fazer Espanhóis, de Valter Hugo Mãe
  • Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus
  • Diário da Queda, de Michel Laub
  • álbum Elis & Tom, de 1974
  • Seleção de poemas de Florbela Espanca

Sobre os poemas de Florbela Espanca que fazem parte das leituras para UFRGS 2020, são os seguintes: Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!…; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.

Você já decidiu qual curso que vai tentar no vestibular 2020 da UFRGS? Como foi o processo de escolha? Conte para gente, estamos curiosos.

Monte o seu plano de estudo e estabeleça um cronograma para dar conta das leituras para UFRGS 2020 e chegar bem preparado para o processo seletivo e conquistar a sua vaga.

Como estudar as leituras obrigatórias para UFRGS 2020?

Cada pessoa tem uma forma própria de estudar, contudo, algumas técnicas podem contribuir para melhor memorização do conteúdo.

Uma boa forma é aproveitar os resumos destes livros para identificar os principais tópicos da obra.

Além disso, alguns livros que são leituras para UFRGS 2020 já foram influências para diversos filmes. Pesquise no Netflix, Youtube ou mesmo no Google e veja o que encontra sobre essas produções.

Outra dica que damos para os interessados no vestibular UFRGS 2020 é estudar com provas das edições passadas do processo seletivo. Além de estudar, você terá a oportunidade de saber como são as questões e poderá ainda tentar responder alguns exercícios.

Se você achou que este conteúdo sobre as leituras para UFRGS 2020 foi útil e merece ser compartilhado com os seus amigos, compartilhe agora com eles 🙂

Além das dicas acima sobre as leituras para UFRGS, já apresentamos aqui algumas explicações de como estudar fora do Brasil, detalhes sobre as principais mudanças do ENEM 2019 e revelamos quando abrem as inscrições para a prova Celpe-Bras 2019.

Categorias: VESTIBULAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *