Quando abrem as inscrições do Sisu 2020?

Estudantes viram a madrugada quando abrem as inscrições do Sisu 2020

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma das datas mais aguardadas por milhares de estudantes brasileiros: quando abrem as inscrições do Sisu 2020. O Sistema de Seleção Unificada escolhe alunos para cursos superiores em instituições públicas.

Se você participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, alcançou uma boa nota e faz parte dos critérios de seleção, save the date:

21 a 26 de janeiro de 2020

Esse período acima é quando abrem as inscrições do Sisu 2020.

Entre os dias 21 e 26 de janeiro, os candidatos devem usar os dados de cadastro do sistema do Enem para logar e fazer a indicação de até duas opções de cursos em que desejam competir.

O sistema do Sisu atualiza a cada madrugada a nota de corte de cada curso oferecido pelas diversas instituições federais. Com isso, o candidato precisa acompanhar se a nota obtida no Enem permite competir por determinada vaga, caso a opção seja negativa, ele deve indicar outra opção de curso.

As notas de corte para cada curso são baseadas no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o cálculo é usado apenas com uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não garante a seleção para a vaga ofertada.

Até o fim do período de inscrição, os candidatos podem alterar as opções de curso. Será válida a última opção confirmada.

Quando sai o resultado do Sisu 2020?

Ainda na mesma portaria divulgada pelo Ministério da Educação, o resultado do Sisu 2020 está previsto para ser revelado em 28 de janeiro.

Os escolhidos terão que correr para efetivar a matricula na instituição escolhida entre os dias 29 de janeiro de 2020 a 4 de fevereiro de 2020.

Durante o período de matrícula, os candidatos não selecionados poderão fazer o cadastro na lista de espera.

Critério de desempate no Sisu 2020

Caso mais de um candidato tenha a mesma nota no ENEM e concorra ao mesmo curso no Sisu 2020, a classificação final será feita de acordo com os seguintes critérios:

  • maior nota na redação
  • maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias
  • maior nota na prova de matemática e suas tecnologias
  • maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias
  • maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Enem de cada ano. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame.

Os resultados do Enem 2019, aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, será divulgado em janeiro na Página do Participante e no aplicativo do exame. Para acessar, é preciso informar CPF e senha. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos participaram de pelo menos um dia de prova.

As regras e a quantidade de vagas que serão oferecidas no Sisu 2020 ainda não foram divulgadas. Apenas para comparação, no primeiro semestre de 2019 foram ofertadas 235,5 mil vagas em 129 instituições públicas de todo o país.

Agora que você já sabe quando abrem as inscrições do Sisu 2020, aproveite também para entender:

Entendeu quando começam as inscrições do Sisu 2020? Já definiu para qual curso vai competir na seleção? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *