O que de fato é recolocação profissional?

Recolocação profissional

Quando pensa em recolocação profissional, o que vem a sua mente? Também conhecida como outplacement, o especialista em recolocação tem como objetivo estar junto com quem precisa voltar a ativa no mercado de trabalho e encontrar soluções para esses que buscam novas experiências na carreira. 

Sendo assim, os chamados coaches podem auxiliar a encontrar a melhor oportunidade de emprego por um processo que leva em conta os objetivos de cada indivíduo e prestar todo o suporte necessário para que sejam alcançados.

Por mais que algumas pessoas não acreditem no sucesso dessa parceria, quem passa pela experiência não nega o quão importante foi para ter resultados reais em um curto espaço de tempo!

Coaching e projetos para reinserção no mercado com ajuda profissional não é “moda passageira”. Podemos te provar isso apresentando todas as vantagens e funcionalidades de investir nesse segmento.

Conheça as etapas e exigências do processo de recolocação profissional

Existem algumas exigências do mercado que, mesmo sendo conhecidas, nem sempre são feitas da melhor forma sem o apoio e avaliações profissionais. Portanto, esses especialistas responsáveis por mudar a vida de pessoas temporariamente desempregadas, estão incumbidos de:

  • Ajudar na elaboração/ atualização do currículo;
  • Ensinar as melhores estratégias para networking;
  • Analisar o comportamento do profissional em relação ao que é requerido pelo mercado;
  • Conceder informações e visões profissionais referente ao mercado em consultorias; 
  • Preparar para processos seletivos;
  • Realizar indicações em vagas interessantes de Headhunters ou empresas parceiras;
  • Rever os objetivos pessoais e profissionais em conjuntos para definir qual a melhor área de trabalho;
  • Considerar a possibilidade de investimento em negócio próprio (caso o perfil seja favorável);
  • Trabalhar técnicas de marketing pessoal e negociação;
  • Simular entrevistas; 
  • Incentivar a busca de aperfeiçoamento e mais conhecimento no segmento de interesse para desenvolvimento contínuo;
  • Elaborar a avaliação de competências do profissional.

Ao fazer todo este diagnóstico, o profissional indicará caminhos para que o seu objetivo de voltar ao mercado seja alcançado. Porém, o sucesso depende de foco e interesse mútuo entre os envolvidos.

O que fazer para começar a se preparar agora?

Diante do problema enfrentado com o coronavírus, a realidade de muitas pessoas mudou do dia para a noite – e não estamos falando só do isolamento social.

Toda a crise gerada acaba causando fortes impactos no mercado de trabalho, o que fez com que muitas pessoas perdessem o emprego. Outras que nem tinham conseguido uma oportunidade de prestar serviços, ficaram ainda mais desmotivadas.

É natural que qualquer um nessa situação não tenha boas perspectivas diante do momento complicado que parece não ter fim, mas desistir nunca é uma boa opção quando estamos falando de trabalho.

Se está considerando a opção de apostar em projetos de recolocação profissional durante a pandemia ou está em dúvida se é o momento de continuar tentando, a resposta é: mantenha o foco! 

É óbvio que, atualmente, a proporção de vagas está bem reduzida. Porém, isso não significa que você esteja condenado a não conseguir um emprego – nem agora e nem futuramente.

Este é o momento para ter foco e disciplina, aproveitando o tempo que for necessário para se destacar entre todos os candidatos que buscam um novo emprego.

Sendo assim, procure por estratégias online que continuam funcionando para te ajudar nessa missão!

Muitas consultorias de RH estão a mil, apresentando não só novos pontos de vista sobre sua carreira, mas também para te ajudar a encontrar maneiras de desenvolver competências e habilidades que as empresas mais valorizam. 

Contar com uma equipe de pessoas serve também para encontrar apoio e motivação quando pensar em desistir! Pode parecer difícil de acreditar, porém, quando existem mais envolvidos, nos impulsionamos MUITO mais.

Crie novos hábitos de estudo, informe-se sobre tudo que está acontecendo no mundo, busque oportunidades alinhadas ao seu perfil todos os dias.

Além de tudo isso, não se esqueça que você é ser humano, passível de erros e que merece momentos de lazer/descanso. Tenha interatividade com a família, pergunte como vão as pessoas e viva cada momento intensamente.

Todo esse cuidado faz parte desse momento – assim como sua recolocação também.

Conseguiu compreender como o trabalho de um recolocador profissional pode ser útil para quem está desempregado? Se achar que esse texto é importante para algum de seus amigos, compartilhe agora com eles por meio das redes sociais.

Você está empregado ou desempregado? Qual foi o tempo máximo que ficou fora do mercado de trabalho? Comente abaixo, espero a sua participação.

Aproveite para ler também:

O que é um groomer?

Veja sites que oferecem cursos online grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *