Quando será a prova do Enem 2020?

Quando será a prova do Enem 2020?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio, divulgou detalhes sobre a aplicação da prova deste ano.

Muitos interessados estavam preocupados em saber quando será a prova do Enem 2020, se você faz parte deste grupo, é hora de se preparar.

As provas do Enem 2020 serão aplicadas 1ª e 08 de novembro, em todo o Brasil.

Porém, antes de se preocupar quando será a prova do Enem 2020, é importante seguir as etapas que antecedem a prova, tais como inscrição, comprovação do cadastro e estudos, por exemplo.

Quando abrem as inscrições para o Enem 2020?

As inscrição para o Enem 2020 estarão abertas entre os dias 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O acesso pode ser feito por meio da Página do Participante ou do Aplicativo Enem.

O participante que optar por fazer o Enem 2020 na versão tradicional impressa não poderá se inscrever na inédita edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2020?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

A estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição do Enem 2020, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”.

As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, no Sistema Enem. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final do pedido de atendimento especial do Enem 2020 estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Cronograma oficial do Enem 2020

  • Abertura do pedido de isenção: 6 de abril
  • Resultado do pedido de isenção: 24 de abril
  • Recurso do pedido de isenção: 27 de abril
  • Resultado do recurso de isenção: 7 de maio
  • Inscrições do Enem 2020: 11 a 22 de maio
  • Data final para pagamento da inscrição: 28 de maio
  • Provas do Enem 2020: 1º e 8 de novembro
  • Provas do Enem digital 2020: 22 e 29 de novembro

Agora que você já sabe quando será a prova do Enem 2020, é hora de dedicar-se aos estudos para conquistar uma boa nota. Aproveite para ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *