Qual é a data da prova do ENEM 2019?

Publicado por Educação em

Você está aí estudando, realizando vários simulados, fez a inscrição, mas não sabe qual é a data da prova do ENEM 2019? Ah, calma. Vamos contar tudinho

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM, é divulgado em março pelo Ministério da Educação (MEC). No edital estão previstos os períodos de:

  • pedir isenção
  • cadastro da prova
  • data limite de pagamento do boleto de inscrição
  • data da prova
  • período de divulgação dos resultados

As inscrições para o ENEM 2019 acontecem entre os dias 06 e 17 de maio, mas a realização da prova só será no mês de novembro. Dá tempo ainda de estudar bastante!

Qual é a data da prova do ENEM 2019?

Primeiro dia de prova do ENEM 2019 – 03 de novembro

  • Linguagens, códigos e suas tecnologia (português e língua estrangeira)
  • Ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia)

Segundo dia de prova do ENEM 2019 – 10 de novembro

  • Ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia)
  • Matemática e suas Tecnologias

Veja abaixo as principais datas do ENEM 2019

Março 2019

  • Dia 21 – Publicação do edital

Abril 2019

  • Dia 1 – Início do prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência no ENEM 2018
  • Dia 10 – Termina o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição / Termina o prazo para a justificativa de ausência no Enem 2018

Maio 2019

  • 06 a 17 – Início do período de inscrição e para pagamento da taxa do ENEM 2019

Novembro 2019

  • Dia 03 – Realização do primeiro dia de prova do ENEM 2019
  • Dia 10 – Realização do segundo dia de prova do ENEM 2019

Quando sai o resultado da prova do ENEM 2019

O MEC ainda não divulgou a data correta do resultado do ENEM 2019, mas a previsão é que a nota seja conhecida na segunda quinzena de janeiro de 2020.

Por que é importante fazer a prova do ENEM 2019?

O Exame foi criado como forma de avaliação da qualidade do ensino médio no país. Contudo, com o passar dos anos, sua importância só cresceu. Hoje é o segundo maior processo seletivo do mundo.

A nota obtida no ENEM é usada como base de concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para diversas instituições públicas do Brasil.

Ela também é usada no Programa Universidade para Todos, também conhecido como ProUni. Este sistema concede bolsas de estudo, parciais ou integrais, a alunos de baixa renda para fazer a graduação em instituições particulares.

A nota do ENEM é ainda pré-requisito para conseguir um financiamento dos estudos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além das possibilidades acima, a prova do ENEM 2019 pode abrir as portas para você estudar em Portugal. Diversas universidades lusas abrem processos seletivos para brasileiros por meio das notas conquistadas no Exame.

Como estudar para o ENEM 2019?

Aqui você pode ver alguns exemplos de redação nota mil no ENEM para entender o formato e também testar os seus conhecimentos e habilidades sobre o formato de texto que deverá ser produzido.

Além da redação, é importante você montar um plano de estudos para estabelecer períodos de aprendizado, de descanso e de revisão de conteúdo.

Aproveite também para ver filmes sobre assuntos históricos, ler obras clássicas que foram exigidas em edições passadas e também tentar responder provas antigas.

Não basta apenas saber qual é a data da prova do ENEM 2019, é importante dedicar bastante tempo para revisar os conteúdos e chegar bem preparado para alcançar uma boa nota.

Você pode conferir aqui qual é a data da prova do ENEM 2019, aproveite para ler também:

Gostou das informações deste artigo sobre qual é a data da prova do ENEM 2019? Acha que ele é importante para um amigo ou familiar? Compartilhe agora!

Categorias: ENEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *