AUDIO BR LOGO

PUBLICIDADE

MEC revela mudanças no ENEM 2019

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
mudanças no ENEM 2019
mudanças no ENEM 2019

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a principal mudança no ENEM 2019 está na extinção da folha de rascunho.

O Inep, órgão que organiza do ENEM, revelou que o novo formato dos cadernos de questões terá um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação.

A mudança no formato do ENEM 2019 tem por objetivo a economia de papel e impressão. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes.

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do ENEM 2019 será feita principalmente a distância, eliminando a presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país.

As inscrições para o ENEM 2019 estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Resumo das mudanças no ENEM 2019

  • Fim da folha de rascunho
  • Substituição da identificação biométrica
  • Fim dos treinamentos presenciais

Economia no ENEM 2019

As medidas que serão adotadas no ENEM 2019 fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep.

Ao todo, o Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 que estão a cargo da autarquia. Economia que, ao longo do ano, pode ser ainda maior do que a esperada.

Com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep.”

Marcus Vinicius Rodrigues – Presidente do Inep

Além do Enem, o Inep é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Conteúdo sobre mudanças no ENEM 2019 e imagem originais da Agência Brasil


   
        Booking.com

< Booking.com

Artigos mais visualizados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *