Como não perder o foco nos estudos?

É possível estudar por algumas horas e concentrar-se no na leitura e nos exercícios, mas é preciso algum esforço. Há algumas estratégias que podem tornar isto mais fácil para você. Quero apresentar aqui algumas dicas de como não perder o foco nos estudos.

A primeira coisa a fazer é descobrir quanto tempo precisa se dedicar, todos os dias, aos estudos, depois estabelecer uma agenda com horários específicos, livres de distrações, para dedicar-se a essa prática.

É também importante cuidar para que não haja fontes externas de ruído durante os estudos, elimine músicas ou mesmo a televisão de fundo, bem como quaisquer notificações que cheguem por meio do seu telefone ou computador, para que não causem distrações.

Essas são apenas algumas ações que você precisa pensar antes de se concentrar mais nos estudos e não perder o foco.

Além delas, abaixo reunimos algumas dicas que vão te ajudar a tirar melhores notas e a compreender melhor cada conteúdo.

Separe o tempo de leitura e da prática

Como já comentei acima, a organização para estudar passa pela elaboração de um calendário que permita visualizar tudo que será abordado em relação a conteúdo, aos exercícios e também o tempo dedicado para leitura.

Para começar, certifique-se de estabelecer um tempo específico para leitura e outro para exercícios.

Garanta um mínimo de 30 minutos de leitura e exercícios todos os dias, mesmo aos domingos e feriados.

É importante colocar em prática o conhecimento com algumas questões, independente que você esteja estudando para um concurso, para o ENEM ou mesmo para uma prova da escola/ faculdade.

Responder algumas perguntas enquanto estuda ajudará a ver os acertos e erros e focar em áreas que você tem dificuldade.

Evite atividades que possam distrair o seu pensamento

Quando estiver estudando, tenha o foco naquela ação. Não pare para ver televisão, ir na padaria ou jogar uma partida.

Da mesma forma, caso não tenha nada urgente, bloqueie as redes sociais e aplicativos de conversa para que os amigos não o façam perder o foco nos estudos.

Elabore um cronograma de estudos

Tenha um calendário que te permita visualizar tudo o que será abordado em relação ao conteúdo, exercícios e também o tempo dedicado à leitura.

De acordo com o seu foco, faça um calendário de estudos, distribuir as atividades dentro dele. Por exemplo: para ter tempo para a leitura, pode atribuir duas horas de manhã e uma hora à noite.

Se existe uma tarefa urgente que requer atenção, não a esqueça quando planejar outras atividades. Tenha em mente todo o conteúdo que deverá ser abordado para não perder o foco nos estudos.

Depois de fazer o seu planejamento, coloque-o em prática e tente executá-lo. Sempre que tiver uma tarefa urgente ou um assunto complexo e que você não consegue compreendê-lo, dê prioridade ao tema, mas sem esquecer dos demais.

Faça pequenas pausas

Fazer intervalos de cerca de 15 minutos após uma hora de estudo, como ir lá fora ou tomar uma água e esticar as pernas permitem um tempo de descanso ao cérebro.

À medida que o dia avançar e você ficar cansado, reserve um tempo para relaxar.

Além disso, embora os estudantes não sejam aconselhados a ficar em redes sociais ou outros sites que distraem durante as horas de estudo, uma pausa de cerca de 15 minutos pode ajudar na concentração.

Se perceber que a sua atenção foi abalada após uma interrupção então deverá fazer uma pausa mais longa.

Também pode querer considerar levantar-se e esticar as pernas se tiver passado mais de uma hora de estudo com pouco movimento.

A mudança de posição pode ajudar o cérebro a formar novas ligações que permitam retomar a concentração após o fim do intervalo.

Agora, vamos falar de leitura com ruído.

Como se concentrar na leitura com barulho?

Como não perder o foco nos estudos quando barulhos externos geram incômodos? Você pode avaliar, em seu local, qual é a área que é menos impactada e usá-la.

Além disso, é possível usar alguns fones de ouvido que bloqueiam o som externo (pelo menos amenizam) como uma solução para não perder o foco nos estudos.

Oriente também seus pais e outros familiares de que aquele horário está reservado para os estudos, evitando assim que eles gerem barulhos desnecessários ou venham a te distrair.

Durma melhor

Tenho dois truques para que durma melhor e melhore a sua qualidade de vida, e que vão te ajudar a manter o foco nos estudos.

O primeiro é não estudar antes de ir para a cama, para que quando entrar no quarto onde todas as luzes estão apagadas, não o incomode muito. Mesmo que não tenha sono, este tipo de ação fará com que o cérebro entenda que é hora de dormir.

A segunda é tentar alguns remédios naturais para dormir melhor, massagem e até meditação. Algumas ervas são conhecidas como calmantes e ajudam a desacelerar o organismo.

Cuide da sua alimentação

É importante cuidar da sua dieta, mas estou falando aqui apenas dos alimentos que come.

Por exemplo, na busca de soluções para não perder o foco nos estudos, é muito comum que muitas pessoas bebam café antes para melhorar a concentração, já que a cafeína ajuda a despertar.

Mas não abuse com estas bebidas porque quando bebe muito café você pode ficar hiperativo.

Cuide do seu corpo

Outro passo importante a dar é que quando se procura soluções para não perder o foco nos estudos é a necessidade de exercício.

Ao deixar de fazer exercícios físicos durante alguns dias você notará que a concentração mental não é tão boa.

Se possível, tente manter o hábito de praticar alguma atividade física todos os dias, durante pelo menos trinta minutos ou uma hora.

Cuide da sua higiene

Por fim, a nossa última dica de como não perder o foco nos estudos é para que você não deixe de lado os cuidados pessoais.

É altamente recomendável que mantenha a sua higiene em dia.

Isto não só ajudará na concentração nos estudos, como também o fará sentir-se melhor e mais confiante em si mesmo.

Pode parecer bobeira, mas estes cuidados vão garantir que você não se incomode até com o seu cheiro.

Como não perder o foco nos estudos?

Busquei aqui apresentar uma série de dicas para te ajudar a não perder o foco nos seus estudos.

O próximo passo seria colocá-las em prática, implementando-as gradualmente e consistentemente.

Isto irá ajudá-lo a não perder o foco nos estudos e a ter um melhor processo de aprendizado.

Boa sorte!

Depois de ver aqui as nossas dicas de como não perder o foco nos estudos, entenda também:

O que levar para comer no vestibular?

follow:
Educação

Educação

Textos relacionados