Saiba como aprender com vídeos

como aprender com vídeo

Muitas pessoas descobriram como aprender com vídeos no seu dia a dia e, atualmente, estão revolucionando suas vidas com os conhecimentos obtidos em cursos online e formatos audiovisuais.

Segundo o Censo EAD, são quase 2 milhões de alunos em todas as diferentes modalidades de cursos livres no Brasil, só contando as fontes “oficiais”. Isso sem falar em todos os outros tipos de cursos comercializados no país.

Você ainda está de fora disso? Então é hora de corrigir a trajetória. Descubra agora como estudar a distância pode te ajudar a chegar mais longe e entenda como aprender com vídeos na Internet. Aprimore já os seus conhecimentos!

Como aprender com vídeos? O conteúdo é o item mais importante

O primeiro passo para aprender adequadamente com o uso de vídeos é entender que o conteúdo importa mais do que a forma. Por exemplo, é importante comprar aulas de quem realmente tem conhecimento para passar e não de qualquer um.

Muitas pessoas contratam empresas especializadas em vídeo marketing para montar seus cursos e o resultado fica muito bom, mas o conteúdo em si não é promissor. Portanto, opte inicialmente por aprender com quem sabe de verdade e tem como provar isso com seu currículo e experiência no mercado.

Tome notas em um caderno como se estivesse em uma aula

Durante as videoaulas, tome notas no seu caderno como se estivesse na escola normalmente. Não porque o método de aprendizado das escolas seja o melhor (não é), mas porque coloca sua cabeça para pensar junto.

Quem conhece de marketing, por exemplo, sabe que o engajamento é melhor quando colocamos a cabeça do público para pensar do lado da mensagem transmitida. Quando a pessoa é só passiva, sem usar o cérebro durante a comunicação, a mensagem não fixa tão bem.

Por isso, durante as aulas, vá escrevendo os principais conceitos, dúvidas, explicações e faça alguns resumos. A ideia é que o seu cérebro seja “forçado” a processar aquela informação para aprender melhor.

Modifique a velocidade se tiver dificuldades de acompanhar

Uma das vantagens do conteúdo ser em vídeo na Internet é que os melhores players da atualidade contam com diversos recursos e funções essenciais para melhorar o aprendizado das pessoas.

Por exemplo, suponha que você está vendo uma aula e o professor acaba falando um pouco rápido demais no final de uma frase. É possível voltar aquele trecho e ouvir várias vezes, até entender.

Se não conseguir, use a opção de rodar o som em velocidade menor para poder compreender melhor o que foi dito. Se o problema for que o professor fala muito devagar e a aula fica monótona, então modifique a velocidade para ir mais rápido.

Além dessas funções, os players de vídeo online contam com várias outras funções, como legendas automáticas, regulagem de volume, definição e mais. Por isso, vale a pena explorar um pouco a plataforma de cursos usada para entender quais são as suas configurações e como utilizá-las.

Coloque o conteúdo em prática assim que possível

As melhores escolas do planeta, aquelas que têm mais sucesso em ensinar algo para uma pessoa e fazer com que o material fique fixado, sabem que é necessário conjugar bem o exercício prático e a transmissão teórica de conteúdo.

Infelizmente, usando as videoaulas, fica difícil realizar exercícios práticos. No entanto, isso é algo que você deve fazer assim que possível. Por exemplo, fez um curso sobre vídeo marketing? Então comece a criar suas primeiras peças assim que conseguir.

Seu curso foi de inglês? Converse com alguém, tente ler um livro ou ver uma série de TV sem legendas.

Ao praticar o que aprendeu durante o dia, você impede que o conhecimento se afaste da sua mente e comece a esquecer das coisas.

Essas são as nossas dicas para quem não sabe como aprender com vídeos. Não perca mais tempo e inicie os estudos online agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *