Você já deve ter ouvido falar que fazer um curso EaD é mais barato, certo? De fato, há alguns fatores que influenciam no custo das mensalidades de uma formação universitária, o que cai como uma luva em um país onde há graduações que custam até nove mil reais por mês. Bem, certo, mas quanto você economiza fazendo EaD?
Para ajudar a responder tal pergunta, tema deste artigo, primeiro é necessário que você entenda os gastos envolvidos em um curso superior a distância. Vamos lá?
A rotina de quem faz faculdade
Além da mensalidade, você deve arcar ainda com materiais didáticos, deslocamentos, alimentação e outros itens fazem parte da formação, o que deve ser levado em conta.
Por que o EaD é mais barato, afinal de contas? Aqui, convidamos você a pensar em tudo o que comentamos acima e a pensar no impacto financeiro de cada ponto citado. Considere que pequenos gastos têm grande peso a longo prazo, e que a graduação presencial exige uma presença quase diária na instituição de ensino.
Para que você possa visualizar melhor quanto vai economizar fazendo EaD, vamos aprofundar a análise:
Deslocamento
Seja de ônibus, táxi, Uber ou se você tem um carro à sua disposição, calcule quanto gastaria para fazer o trajeto ida e volta para a sua faculdade todos os dias. Só para ir e voltar em transporte coletivo, um estudante gastaria, por mês, mais de 50% do valor médio da mensalidade que pagaria por um curso EaD no Brasil.
Ou seja, só pra sair de sua casa para assistir às aulas, o orçamento para transporte já seria suficiente para quase para pagar as parcelas de um curso a distância. E se formos pensar em outros meios de deslocamento, a conta pesa ainda mais em contra seu orçamento.
Mensalidade
Agora, um dos itens mais representativos para quem se pergunta se vai economizar fazendo EaD: o valor médio das mensalidades do ensino a distância é pouco acima de R$ 350. Esse número está anos-luz de distância do que comentamos no começo do artigo, lembra? Tem graduações presenciais com custo de até R$ 9 mil/ mês.
Mas não é só o valor em si que beneficia aos estudantes. Já que a modalidade é relativamente nova no país, muitas faculdade ainda estão se adaptando e oferecendo cursos a distância, o que faz com que a concorrência aumente e as universidades ofereçam descontos de até 70% na mensalidade.
Outros custos
Já que no ensino EaD você pode estudar de onde quiser, a alimentação pode ser feita em sua própria casa, sem alterar sua rotina. Também vale a pena comentar que boa parte dos materiais didáticos é oferecida nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), o que faz com que você não precise gastar tanto com fotocópias e apostilas.
Agora, um item que não podemos medir e tem mais a ver com o que você considera importante: imagine o tempo que vai economizar fazendo EaD! Ao não precisar sair de casa, você não precisa esperar pelo meio de transporte, e ainda pode adaptar sua rotina de estudos para seus momentos livres.
A grande questão, o que há de mais importante a considerar em tudo isso que comentamos tem a ver com liberdade, flexibilidade, e ainda por cima, economia em todos os gastos relacionados ao ensino superior. Lembre-se da frase tempo é dinheiro!
Economizar fazendo EeD e ainda ter acesso a um ensino de excelência torna a decisão de optar por esta modalidade uma escolha simples. E você, aluno e futuro profissional, é o maior beneficiado por isso!