61 sites que oferecem cursos online gratuitos

cursos online gratuitos

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e busca por profissionais mais capacitados. Para ter boas oportunidades profissionais é necessário ter um bom currículo, mas como conquistar isso sem dinheiro? Com a ajuda dos sites que oferecem cursos online gratuito.

Sua intenção é se aperfeiçoar ainda mais na sua carreira ou trocar de área? Está no lugar certo! Você encontrará várias dicas de cursos online gratuitos, e o melhor: poderá estudar a hora que puder! Por isso, se quiser o progresso profissional, não tem mais desculpas!

Todo mundo sabe que aqueles que estudam, conseguem um posicionamento melhor no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. Esse é um dos pontos fundamentais para buscar novos cursos e aperfeiçoar técnicas que vão te colocar em destaque.

O fato é que nem todo mundo tem uma condição financeira boa para pagar por cursos profissionalizantes. Pensando nisso, selecionamos opções gratuitas de diversas instituições de todo o país.

Lista de cursos online gratuitos para fazer agora

Depois de conhecer todas as oportunidades desses 61 sites de cursos online gratuitos, inscreva-se, dedique-se e conquiste seu espaço no mercado de trabalho.

Confira a lista de cursos online gratuitos e não fique fora dessa:

1. FBV Cursos

Este portal é uma outra opção para quem busca um curso pela internet e de graça. As áreas disponíveis são em:

  • Administração;
  • Agricultura;
  • Artes;
  • Concursos públicos;
  • Idiomas;
  • Informática;
  • Profissões;
  • Marketing Digital
  • E muitos outros!

2. Educa Mais Brasil

No site do Educa Mais Brasil você encontrará diversos cursos online, mas nem todos são gratuitos. Contudo, é possível também conseguir descontos naqueles que são pagos. As modalidades são em:

  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Educação básica
  • Cursos técnicos
  • Idiomas
  • Preparatório para concursos
  • Cursos profissionalizantes
  • EJA – Educação para Jovens e Adultos
  • Pré-Vestibular / ENEM

3. WR Educacional

Este site da WR Educacional é outra alternativa para quem quer se aperfeiçoar e dar um up na carreira. Lá estão disponíveis cursos em diversas áreas e todos gratuitos.

4. Cursos Online Grátis

Quer variedade? O site Cursos Online Grátis também conta com um catálogo com cursos em áreas variadas e é possível conseguir um certificado.

5. Learncafe

Este site disponibiliza mais de dois mil cursos grátis. O Learncafe pode ser uma boa opção para profissionais de diversas áreas. Uma ótima forma de dar um up no seu currículo.

6. Prime Cursos

O Prime Cursos é uma alternativa de cursos gratuitos e à distância. Mas o certificado é de escolha do aluno, já que para retirá-lo é preciso pagar uma taxa pequena de R$ 49,90.

Existe muitos cursos online de muitas áreas, de gastronomia a cuidador de idosos. Com certeza, lá você encontrará algum que se encaixa com a sua carreira.

7. Cursos EAD SENAI

O SENAI também possui uma plataforma própria com muitas opções de cursos à distância e gratuitos.

8. Cursos Online SP

Este portal também é uma alternativa para quem quer aperfeiçoar seu currículo de forma gratuita e online.

9. Curso iPed

Esta plataforma possui diversos cursos gratuitos online em áreas variadas em seu catálogo. Acesse e escolha já o seu.

10. Carnegie Mellon University – OLI

A OLI ou Open Learning Initiative é a plataforma de cursos à distância grátis da Carnegie Mellon University, que tem sede em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

São cerca de trinta cursos gratuitos disponíveis, nas áreas de Exatas, Humanas, Saúde e Tecnologia. Contudo, a plataforma não fornece certificado de conclusão, mas são todos produzidos por profissionais da instituição.

11. Fundação Getúlio Vargas

Esta FGV é uma referência em cursos de administração e direito e tem uma boa aceitação no mercado de trabalho.

A instituição oferece cursos gratuitos online em diversas áreas e é uma boa forma de qualificar o seu currículo e se destacar em sua profissão.

12. Fundação Bradesco – Escola Virtual

O site Escola Virtual disponibiliza mais de oitenta cursos, todos à distância, em várias áreas. Seu propósito é capacitar o estudante em atividades relacionadas à gestão, tecnologia e outras habilidades.

13. Veduca

Quem busca por cursos de graça online precisa conhecer o Veduca. No entanto, para receber seu certificado é preciso pagar um valor para retirá-lo.

Os curso gratuitos são das áreas de administrativa, sustentabilidade, economia, saúde, finanças, pesquisa, física, tecnologia, gestão de empresas e inovação.

14. Senado Federal

O Saberes é a plataforma virtual do Senado e que oferece duas modalidades de ensino, que pode ser com ou sem tutoria. Já sabe qual curso fazer?

15. Instituto Tim

O TIM Tec também possui cursos online grátis. A organização possui foco na área da tecnologia. Se quiser saber mais detalhes é só entrar no site do instituto para conferir toda a lista disponível.

16. BM&FBovespa

A bolsa de valores de São Paulo oferece cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas. Existem opções de cursos online de graça e pagos.

17. Hospital Albert Einstein

O Einstein é referência na área de saúde e conseguiu levar isso para o mundo digital. O estudante pode optar por diversos cursos gratuitos na plataforma online da instituição.

E ainda, você não precisa ser necessariamente da área da saúde para cursá-los.

18. SENAR

Interessados em atuar ou aqueles que já trabalham no campo podem encontrar boas opções de cursos à distância gratuitos no SENAR. A instituição oferece cinquenta e uma opções de formação diferentes com aulas grátis online.

19. CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) atua para qualificar estudantes do ensino médio e universitário para capacitá-los para o mercado de trabalho. É uma boa opção para quem deseja deixar agregar valor ao currículo.

Os estudantes dos cursos gratuitos do CIEE têm o apoio da organização, que é um referente nacional em educação e treinamentos.

20. Stanford Online

A Stanford é uma das maiores instituições dos Estados Unidos e ela também contém o seu portal de cursos à distância e de graça, mas é claro que somente na língua inglesa.

O estudante encontra uma variedade de videoaulas sobre temas diversos. Para saber mais, entre no site Stanford Online e veja todos os cursos gratuitos online.

21. SEBRAE

Quem deseja desenvolver as habilidades para o mundo dos negócios encontra no SEBRAE uma boa variedade de treinamentos e cursos grátis à distância. Veja as opções e profissionalize-se!

22. Buzzero

Cursos à distância, gratuitos ou não, são encontrados no Buzzero. Porém, lá não são apenas opções gratuitas, mas os pagos contam com preços bem acessíveis.

23. PoCa – UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFScar) contém um portal de cursos curtos de graça. Eles disponibilizam vinte e quatro opções de temas diversos. É só dar uma conferida no site da instituição para saber mais e fazer a sua inscrição.

24. Intel

Como a área da Intel é tecnologia, eles pretendem passar todo o seu conhecimento adiante por meio de cursos de graça e à distância. Você só precisa verificar na plataforma deles qual é o te ajudará a aperfeiçoar os conhecimentos da sua área e que dará um up da sua carreira.

25. Porto Gente

Cursos gratuitos online são encontrados no site Porto Gente. Eles disponibilizam opções nas áreas de Turismo, Transporte, Segurança, Logística, Saúde, Comércio, Comunicação e Gestão de Qualidade.

26. Facebook

O Facebook Blueprint contém cursos online sobre marketing. Ele proporciona ferramentas para os empreendedores que querem ter sucesso ao divulgar seu conteúdo em suas redes sociais.

27. Microsoft

Agora, se você for desenvolvedor, profissional de TI ou de banco de dados, na Microsoft Virtual Academy é possível encontrar bons cursos gratuitos na sua área. Entretanto, a maioria dos materiais das aulas é em língua inglesa.

28. Harvard Online Learning

A universidade de Harvard tem um programa que contém cursos na área de Finanças, Tecnologia, Ciência, Literatura, Religião e outros. É uma excelente credencial que você pode ter em seu currículo.

29. Unesp Aberta

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho disponibiliza ao público o Unesp Aberta. A plataforma disponibiliza cursos grátis que são das áreas de Humanas, biológicas e Exatas.

30. HP LIFE

Profissionais que desejam se aperfeiçoar nas áreas Tecnologia da Informação e Negócios encontram boas opções de cursos gratuitos na HP Life.

31. SESI

O SESI também oferta cursos gratuitos e à distância. Alguns deles são nas áreas administrativa, comunicação, industrial, matemática, saúde e atendimento profissional, dentre outros. Você pode achar mais informações no site da instituição.

32. UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem cursos à distância para pessoas do mundo todo que estão interessadas em obter conhecimento nas áreas de: TI, Agronomia, Turismo, Biologia, Gestão, Direito, Geografia, Educação, Filosofia e Engenharia.

Tudo isso disponível em uma plataforma gratuita e online. Conheça!

32. Qualifica Mais Brasília

Com o Qualifica Mais Brasília os alunos têm a possibilidade se aperfeiçoamento em suas respectivas áreas para obter o sucesso profissional.

33. Coursera

No site da Coursera também estão disponíveis diversos cursos gratuitos à distância, inclusive nas línguas espanhola e inglesa.

34. Cursos Google

Na plataforma Google Activate é possível encontrar cursos de graça em várias áreas do mercado digital.

Entretanto, é necessário entender espanhol, já que o portal da plataforma está neste idioma. Porém, pessoas de todas as regiões podem fazer os cursos.

Além desta, existem outros cursos gratuitos específicos para gestão de campanhas de ADs, uso do Analytics, Search Console e outros serviços da empresa.

35. OpenupEd

Se você busca outros cursos internacionais, vale conhecer o OpenupEd. Há opções de cursos em inglês e espanhol.

36. e-Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo, é uma das maiores referências em educação na América Latina. A instituição disponibiliza no e-Unicamp uma variedade de cursos online grátis e de ótima qualidade.

37. Videoaulas UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) disponibiliza uma plataforma online de cursos que pode ser acessada por qualquer pessoa.

No site estão disponíveis vídeos que tratam dos assuntos das matérias aplicadas pela instituição.

38. EdX Courses

Com o Edx Courses você também consegue obter conhecimento em diversas áreas. Ainda é possível descobrir interesses novos, além de ter sua carreira aprimorada com esses cursos gratuitos.

39. UNA-SUS

A Universidade Aberta do SUS disponibiliza cursos grátis e online na área da saúde. Ideal para obter mais conhecimento sobre esse assunto. Experimente!

40. Uaitec

Cursos gratuitos variados e para todos os públicos, é isso que oferece a Uaitec Lab. É possível fazer aperfeiçoamento em áreas que vão desde beleza e marketing até carpintaria.

41. Pronatec

Cursos técnicos gratuitos e online estão disponíveis neste programa do Governo Federal. Usuários de todo o Brasil encontram neste site uma variedade de cursos profissionalizantes e tecnológicos.

42. Brasil Mais TI

Idioma, tecnologia e outros temas estão disponíveis em cursos gratuitos no Brasil Mais TI. Confira!

43. Miríada X

Quer ir mais além? Conheça já a plataforma Miríada X. Lá estão disponíveis cursos de graça de diversas instituições, organizações e universidades de todo o mundo. Todos online!

44. Univesp TV

A Univesp TV usa a plataforma do Youtube para disponibilizar uma variedade de cursos gratuitos online. Existem oportunidades nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

Os estudantes encontram cursos como Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, dentre outros.

45. Seda College

Focado no mercado profissional para quem deseja aprender inglês, espanhol, português e técnicas de persuasão em vendas e marketing digital, a Seda College oferece boas opções de cursos gratuitos online.

46. OEDb

A OEDb tem cursos gratuitos para estudantes de diversos níveis. Sua plataforma conta com mais de dez mil títulos na língua inglesa, todos disponíveis por meio de videoaulas. Seu conteúdo é de excelente qualidade.

47. BBC Learning

O inglês é exigência básica no mercado profissional atual. Contudo, nem sempre temos dinheiro para bancar um bom curso presencial. Como alternativa, é possível aperfeiçoar o idioma por meio da BBC Learning.

Lá é possível aprender a língua com as próprias reportagens do canal.

48. Khan Academy

Na Khan Academy, você pode estudar com os cursos de Matemática, Ciências e Engenharia, Economia, Finanças e Computação. Existem opções variadas para todos os níveis.

49. UFRB

A UFRB oferta cursos grátis através da plataforma Moodle nas áreas de didática no ensino superior, leitura e produção de textos acadêmicos e InDesign, entre outros.

50. Alison

É possível aprender sobre saúde, gestão de empresas e idiomas, dentre outros, e alcançar um novo patamar em sua profissão com a ajuda dos cursos gratuitos da plataforma Alison.

51. Codecademy

O mundo da tecnologia cresce a cada dia e surgem novas oportunidades para quem for bem capacitado. Se você gosta da área de programação, conheça já a Codecademy. Lá existem diversos cursos gratuitos sobre este tema.

52. Shaw Academy

A Shaw Academy oferta, de tempos em tempos, alguns cursos gratuitos em sua plataforma. De origem irlandesa, o site já formou mais de 1 milhão de estudantes em diversas áreas. A maioria das opções é paga. Fique atento.

53. IFSP

Programação, ciências, desenho de jogos, produção de textos, tratamento de imagens e criação de sites são alguns dos cursos gratuitos oferecidos pela IFSP na plataforma MOOC.

54. MIT

Massachusetts Institute of Technology (MIT) é uma das maiores instituições educacionais de todo o mundo. O MIT disponibiliza uma plataforma com cursos à distância de graça, inclusive em português, e em diversas áreas de conhecimento.

55. Engeduca

Segurança e saúde no trabalho, elaboração de texto científico e gestão da inovação são algumas das opções de cursos gratuitos ofertados pela Engeduca. Confira a lista aqui!

56. Centro Paula Souza

Quem estuda em São Paulo certamente conhece o Centro Paula Souza. Além dos cursos presenciais, o CPS-SP também tem uma plataforma online com diversas opções gratuitas para quem deseja melhorar o currículo.

57. Insper

É possível fazer cursos gratuitos com a Insper, diretamente da sua casa. Lá é possível aprender introdução ao Marketing Analítico, Capitalismo Consciente e Gestão de Operações, por exemplo.

58. Nube

Quem está desempregado e deseja melhorar o currículo, passar em processo seletivo, ter treinamento de marketing pessoal ou mesmo aprender a gerenciar a carreira encontra diversas opções de cursos simples e gratuitos no site do Nube.

59. Enap

A Escola Nacional de Administração Pública também possui uma unidade virtual com o objetivo de capacitar profissionais da área. Escolha agora um curso online e inicie os estudos.

60. Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador, do Governo Federal, incentiva o aprendizado da população em geral por meio de cursos à distância.

61. Google Ateliê Digital

Empresários e pequenos empreendedores aprendem nesta plataforma como colocar a empresa no mundo digital, fundamentos do marketing digital, desenvolvimento de negócios no exterior e outros temas na plataforma gratuita do Google.

Agora só depende de você!

Perceba que a lista de opções de cursos gratuitos online é bem vasta e atende profissionais de diversos níveis e áreas. Agora, você pode escolher o seu, fazer a inscrição e começar os estudos.

Depois de ver a lista de sites que oferecem cursos gratuitos online, veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *