Estudantes de 29 cursos superiores devem participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste ano, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC). Saiba quando será a prova do Enade 2019.
De acordo com o cronograma divulgado no Diário Oficial da União, estudantes de cursos como medicina, odontologia e engenharia da computação deverão, em 24 de novembro, participar da prova do Enade 2019
Para quem não sabe, a prova do Enade é aplicada todos os anos pelo MEC com o intuito de avaliar o aprendizado de universitários em diferentes cursos.
Quando será a prova do Enade 2019?
Dia 24 de novembro, a partir das 13h30 (horário de Brasília)
Quais cursos serão avaliados no Enade 2019?
A prova do Enade é uma forma do MEC avaliar o rendimento dos estudantes que estão no último ano dos cursos de graduação, sejam eles de bacharelados, licenciaturas ou tecnólogos.
O MEC seleciona diversas áreas, a cada ano, para participar da sua prova. Abaixo você confere a lista dos 29 cursos que serão avaliados no Enade 2019.
Cursos de bacharelado no Enade 2019
- Agronomia
- Arquitetura e urbanismo
- Biomedicina
- Educação física
- Enfermagem
- Engenharia ambiental
- Engenharia civil
- Engenharia de alimentos
- Engenharia de computação
- Engenharia de produção
- Engenharia de controle e automação
- Engenharia elétrica
- Engenharia florestal
- Engenharia mecânica
- Engenharia química
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Medicina veterinária
- Nutrição
- Odontologia
- Zootecnia
Cursos tecnólogos no Enade 2019
- Tecnologia em Agronegócio
- Tecnologia em Estética e cosmética
- Tecnologia em Gestão ambiental
- Tecnologia em Gestão hospitalar
- Tecnologia em Radiologia
- Tecnologia em Segurança no trabalho
O que é o Enade?
A prova do Enade é aplicada em estudantes selecionados, ingressantes ou concluintes, e tem como objetivo avaliar o desempenho em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional, além de entender a realidade brasileira.
Participar da prova do Enade é requisito obrigatório para os estudantes selecionados e a sua falta pode impedir a emissão do histórico escolar.
O Enade foi criado em 2004 e avalia todos os cursos superiores brasileiros a cada três anos, alternando anualmente entre eles.
O resultado na avaliação do Enade é usado pelo MEC para elaborar o seu ranking anual de universidades. Em 2018, mais de 460 mil estudantes participaram da prova.
Depois de descobrir quando será a prova do Enade 2019, aproveite para ler também:
- Lista dos melhores cursos da Unip
- Lista dos melhores cursos da Unicamp
- Lista dos melhores cursos da Anhembi Morumbi
Você acabou de ver aqui a data em que será a prova do Enade 2019 e também os cursos selecionados para a atual edição do exame.